Argentina atrás do Mig-29?

0
2700

De acordo com o portal do jornal russo Kommersant, a Argentina tem demonstrado interesse em adquirir um lote de quinze, ou mais, aviões de combate Mig-29 de uma versão não especificada.

Segundo o Kommersant, a intenção de compra foi manifestada através de uma oferta comercial cujo conteúdo ainda não foi revelado. Ao mesmo tempo, a Argentina continua analisando outras propostas.

No decorrer dos últimos anos houve ofertas de diversos tipos de aviões de combate novos e usados para ocupar a vaga deixada pelos modelos da família Mirage da francesa Dassault, recentemente desativados pela Força Aérea Argentina (FAA). No início deste mês, foram divulgadas conversas com Israel envolvendo o avião de combate Kfir Block 60 da Israel Aerospace Industries (IAI).

Mig-29 da Força Aérea do Peru (Imagem: Força Aérea do Peru)

Na América do Sul, apenas o Peru opera um lote de Mig-29, cujos exemplares foram recentemente modernizados. Consta também que Cuba ainda opera três unidades. No ano passado circulou comentários na imprensa internacional que a Nicarágua poderá receber alguns Mig-29 no âmbito de um acordo de cooperação assinado com o governo de Moscou.

 

Ivan Plavetz