ARES realiza curso de operação e manutenção do Sistema ATENA

0
1425
Vista do ATENA aberto expondo seu conjunto óptico. (Fotos: ARES)

A brasileira Ares realizou um Treinamento de Operação e Manutenção do Sistema de Combate ATENA, envolvendo 35 alunos destacados a bordo do Navio Escola Brasil (NE Brasil).

O treinamento, conduzido pela equipe de Suporte Logístico Integrado da ARES, capacitou os alunos para a realização de operações integradas com outros sistemas de combate e navegação, além do manuseio do próprio ATENA.

O curso foi divido em módulos práticos e teóricos e incluiu também uma visita as dependências da Ares, possibilitando aos alunos conhecer o laboratório eletro-optrônico e a linha de produção da empresa.

Os alunos do NE Brasil junto com o ATENA nas instalações da ARES.

O Sistema de Combate ATENA foi totalmente entregue à Marinha do Brasil em 2014 com a capacidade de prover o comando e controle de armamento de tubo automatizado, monitoramento dos sensores de navegação e envio e recepção de informações de alvo, autotracking e saída externa de vídeo para outros monitores (consoles), constituindo-se assim na opção principal em embarcações de pequeno porte ou sistema de combate auxiliar em grandes navios.

No momento o projeto está sofrendo uma modificação técnica para atender os requisitos do novo canhão (40mm fogo rápido automatizado) a ser instalado nos navios Classe Macaé, navios Classe Grajau e Fragata Classe Niterói, além do NE Brasil.

Pessoal técnico da ARES e alunos do NE Brasil.

As novas instalações da ATENA nos navios da Marinha estão previstas para acontecer ao longo do segundo semestre de 2017 e ano de 2018.

Roberto Caiafa