Arábia Saudita negocia aviões Antonov An-178

0
1570
Imagem 2 An-178-Arábia Saudita
O Antonov An-178 nasceu para disputar o mercado de aviões militares de transporte da classe de 15 a 20 toneladas. (Imagem: Antonov)

A ucraniana Antonov Company e a saudita Taqnia Aeronautics assinaram um Memorando de Entendimentos com vistas à venda de 30 aviões militares de transporte Antonov An-178 para a Real Força Aérea da Arábia Saudita (RSAF).

De acordo com Ali Mohammed Al-Ghamdi, presidente da Taqnia Aeronautics, a assinatura do documento representa um passo importante no âmbito da cooperação bilateral entre as partes. As duas organizações já firmaram acordos envolvendo interação dentro de programas com os aviões de transporte An-132 e na promoção de versões especiais do An-148.

Conforme relatou Al-Gambi, a Taqnia e a Antonov desenvolverão uma política de marketing conjunto para promoção do An-178 no mercado do Oriente Médio. Segundo ele, há planos para que o An-178 seja produzido em regime de colaboração entre as duas empresas.

Oleksandr Kotsiuba, vice-presidente da Antonov Company, disse que o Memorando de Entendimentos é mais uma confirmação das aspirações existentes entre Ucrânia e Arábia Saudita para desenvolvimento de uma parceria estratégica no campo da indústria aeronáutica. Kotsiuba avalia que o documento assinado confirma que o An-178 é uma aeronave moderna, confiável e efetiva, qualidades requisitadas pelos usuários. O executivo destacou que a companhia está comprometida com sua parceira e pronta para cumprir as obrigações do acordo.

Vale lembrar que o An-178 emerge como player no vasto mercado que demandará nos próximos anos cerca de 700 novos aviões militares de transporte para substituição dos veteranos Lockheed C-130 Hercules e Antonov An-12, capazes de transportar carga útil ao redor de 20 toneladas.

Ivan Plavetz