Arábia Saudita coloca aviões de combate F-5E/F à venda

0
3664
Lista de interessados será conhecida em meados de fevereiro. (Imagem: RSFA)
Lista de interessados será conhecida em meados de fevereiro. (Imagem: RSFA)
Lista de interessados será conhecida em meados de fevereiro. (Imagem: RSFA)

De acordo com anúncio publicado no portal AvBuyer, a Arábia Saudita está oferecendo para venda um lote de 79 aviões de combate Northrop F-5E/F recebidos dos Estados Unidos entre os anos de 1970 e 1980 no âmbito do programa Peace Hawk. Esse lote faz parte de um total de 110 unidades adquiridas e inclui a versão de reconhecimento (RF-5). Todos os exemplares já foram desativados pela Real Força Aérea da Arábia Saudita (RSAF), que conta atualmente com aviões de combate Boeing F-15 Eagle/Strike Eagle, Eurofighter Typhoon e Panavia Tornado IDS, frota que totaliza mais de 350 aeronaves.

Consideradas como “novas” por terem um número de horas de voo relativamente reduzido em um ambiente quente e seco, os setenta e nove F-5E/F ofertados constituem uma rara oportunidade para usuários que ainda operam o modelo. É importante ressaltar que qualquer negócio envolvendo estes e outros lotes de F-5, deverá ser aprovado pelo governo dos Estados Unidos. As propostas dos eventuais interessados deverão ser abertas até o próximo dia 20 de fevereiro. O valor de cada exemplar não foi informado pelo portal AvBuyer.

De acordo com executivos da Northrop, apesar dos 50 anos de idade estes aviões poderão operar em média mais 20 anos.

Com relação às possibilidades de surgir interessados na América Latina, estima-se que México e Honduras são potenciais candidatos e eventualmente o Uruguai. No caso do Brasil, as possibilidades de que haja algum interesse dependerá das necessidades logísticas da frota existente na FAB, sendo que há notícias de que alguns itens já não são encontrados com facilidade, mesmo nos Estados Unidos.

Ivan Plavetz

Fonte: AvBuyer e IHS Jane’s Weekly