ANVFEB Bahia 40 Anos: colaborador de T&D recebe condecoração em Salvador.

0
947
a 6ª Região Militar promoveu, no 19º Batalhão de Caçadores, uma solenidade para comemorar os 73 anos da conquista de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).
  • No dia 21 de fevereiro, em solenidade cívico-militar realizada no 19º Batalhão de Caçadores (6ª RM), comemorou-se os 40 anos de fundação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Regional Bahia (ANVFEB-BA), entidade que reúne os veteranos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, suas memórias, glórias e relíquias de combate.

Salvador (BA) – Em 21 de fevereiro, a 6ª Região Militar promoveu, no 19º Batalhão de Caçadores, uma solenidade para comemorar os 73 anos da conquista de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante os combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a presença dos ex-combatentes.
Na época, 586 voluntários baianos, entre homens e mulheres, seguiram para a Itália, juntando-se ao efetivo da FEB e tornando-se heróis na história do Brasil.
Durante a cerimônia, presidida pelo Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, quatro militares foram agraciados com a Medalha de “40 anos de Criação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional de Salvador“: TC Ubiratan de Oliveira Magalhães (Diretor do HGeS), TC Paulo César Pasini (Chefe do  51º CT), Maj PM Arlindo Bastos de Miranda Neto (colaborador de T&D) e Maj Gelson Domingues de Brito Lopes Neto.
A medalha foi criada no ano de 2007 para comemorar os 40 anos de instalação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) – Regional Salvador/BA, e tem por finalidade distinguir pessoas e instituições, civis e militares, do Brasil e do exterior, cujos trabalhos ou ações tenham contribuído, direta ou indiretamente, para a manutenção da memória dos bravos feitos dos militares baianos, da Força Expedicionária Brasileira, que combateram no teatro de operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi uma homenagem àqueles que não voltaram e aos poucos que ainda estão presentes e jamais serão esquecidos.
Ao final, os ex-combatentes Sr Gilberto Teixeira de Araújo (97 anos), Vice-Presidente da ANVFEB, e Sr Manuel Alves de Oliveira (94 anos), Diretor de Patrimônio da ANVFEB,  entregaram os Diplomas das Medalhas conferidas aos agraciados.