Alemanha recebe primeiro A400M na configuração tática

0
994
(Imagem: Airbus D&S)

A Airbus Defence & Space entregou para a Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) o primeiro avião militar de transporte A400M qualificado para operações táticas e habilitado para voar em áreas sujeitas a ameaças militares.

A aeronave é a sexta do modelo entregue para a Alemanha e a primeira dotada dessa nova capacidade. De acordo com a Airbus D&S, todas as unidades em serviço naquele país serão configuradas com esse padrão e certificados conforme subsequentes aperfeiçoamentos.

As principais características correspondentes às recentes capacidades da aeronave incluem sistemas de autoproteção, habilidade para lançamento de cargas e tropas, bem como de paraquedistas. Adicionalmente, segundo a fabricante, o A400M pode operar em pistas despreparadas, voar a baixíssimas altitudes acima do solo (150 pés ou aproximadamente 45 metros), reabastecer outras aeronaves no ar e decolar ou aterrissar em condições de temperatura extremamente altas.

Conforme o gerente do programa A400M, Kurt Rossner, o A400M alcançou enormes progressos no corrente ano na busca da implementação de capacidades críticas na aeronave. Além de ter o dobro da carga útil dos veteranos C-160 Transall e C-130 Hercules que estão sendo substituídos, o A400M pode operar a partir de qualquer pista, ou seja, as mesmas que aeronaves mais antigas podem usar. A Airbus Defence & Space afirma que não há nenhuma outra aeronave no mercado com a combinação de capacidades táticas e estratégicas do A400M e que ele vai transformar a força de mobilidade aérea da Alemanha.

O novo A400M entregue para a Alemanha esta equipado com o sistema Defensive Aids Sub-System (DASS) que incorpora um Sistema de Alerta de Misseis (MWS conforme sigla em inglês), Sistema de Alerta Radar (RWS) e Sistema Dispensador de Contramedidas (EDS), este último responsável pela ejeção de dispositivos pirotécnicos para confundir mísseis e eletromagnéticos para “ludibriar” radares.

 

Ivan Plavetz

SEM COMENTÁRIOS