Airport Infra Expo: SAAB apresenta soluções para gestão de aeroportos

0
1442
Foto 1 e 2 SAAB-ATM.
A Torre Remota permite o controle do tráfego aéreo em vários aeroportos, simultaneamente, a partir de um mesmo local. (Imagem: SAAB)

Entre hoje (24) e amanhã (25), a sueca SAAB, empresa de alta tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, participa da Airport Infra Expo 2015 – Gestão de Aeroportos, mostra que está sendo realizada em Brasília (DF). Além de apresentar soluções para aumento da eficiência na gestão de aeroportos, o diretor de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM, conforme sigla internacional em inglês) da SAAB na América Latina, Sergio Martins, fará palestra no workshop “Estratégias de Desenvolvimento dos Serviços de Tráfego Aéreo num Cenário de Demanda Crescente”.

Implantada nos aeroportos de Nova York, Washington, Atlanta, Detroit, Paris, Hong Kong, Sidney, Phoenix, entre outros, a plataforma Aerobahn permite que aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços gerenciem as operações aeroportuárias de forma mais eficiente e com melhor custo-benefício.

“A partir da integração entre dados operacionais e de serviço de vigilância, a plataforma Aerobahn possibilita o gerenciamento otimizado de todas as atividades das aeronaves, entre os eventos de pouso e decolagem, incluindo, entre outras funcionalidades, identificação de conflitos de portão, definição de trajetórias de taxi e construção de sequência ótima de decolagem”, explicou Sergio Martins.

Foto 4 SAAB-ATM.
Sistema A3000 instalado em torre de controle. (Imagem: SAAB)

Serão também apresentados sistemas de vigilância de superfície, como o radar de superfície SR-3; o Sistema de Multilateração MDS; e a plataforma A-SMGCS (Advanced Surface Movement Guiding and Control System) A3000, que tem por finalidade permitir aos controladores estabelecer um fluxo integrado, rápido e seguro das aeronaves em solo.

A Torre Remota, que possibilita a implementação remota do serviço de controle do tráfego aéreo a um ou mais aeroportos, simultaneamente, também fará parte da exposição da SAAB. Por meio de câmeras de alta definição, sensores meteorológicos, microfones e outros dispositivos, os controladores operam o aeroporto de maneira semelhante ao que fariam em uma torre tradicional.

A ferramenta já está implantada no Centro de Controle na cidade de Sundsvall, na Suécia, desde 2014, de onde se presta serviço de controle nos aeroportos de Sundsvall, Örnsköldsvik e Linköping. Trata-se da primeira implantação operacional de Torre Remota do mundo.

De acordo com a empresa, as soluções da SAAB podem ser adotadas em aeroportos de diferentes características, volumes de tráfego e níveis de sofisticação. Elas oferecem alternativas com potencial para melhorar sensivelmente a percepção dos passageiros que utilizam o transporte aéreo no Brasil.

Segundo pesquisa da SkyTrax, de 2014, sobre a satisfação dos passageiros em 39 categorias, incluindo segurança, atendimento e eficiência, em 410 aeroportos ao redor do mundo, a avaliação do Brasil ainda é baixa. O aeroporto do país melhor posicionado é apenas o quarto melhor da América Latina e não figura entre os 100 melhores do mundo.

Ivan Plavetz