Airbus Helicopters escolhida para treinamento militar do Reino Unido

0
1140
(Imagem: Airbus Helicopters)

A Airbus Helicopters do Reino Unido foi selecionada pela Ascent, responsável pelos programas de treinamento das Forças Armadas Britânicas, para ser a fornecedora de aeronaves para o Sistema de Treinamento Aéreo Militar do Reino Unido (UKMFTS conforme sigla em inglês).

O contrato de ‎£ 500 milhões, com duração de 17 anos, estabelece a entrega das aeronaves e uma solução de suporte integrado por 18 meses, com início do treinamento em abril de 2018. Isso inclui a fabricação dos helicópteros, o desenvolvimento da infraestrutura de apoio e o treinamento inicial da tripulação e equipes de manutenção.

Ao longo dos últimos 35 anos, todos os pilotos de helicópteros militares do Reino Unido têm sido treinados em helicópteros da marca, inicialmente com o Gazelle, substituído depois pelo H125 Esquilo. A partir de 2018, a Airbus Helicopters dará suporte para a Ascent no atendimento à demanda do Ministério da Defesa do Reino Unido para fornecimento de capacitação fundamental, visto que os helicópteros têm sido muito utilizados em diversas missões e cenários. O novo contrato prevê a formação de 121 pilotos e 99 tripulantes por ano para dar continuidade às missões de seus antecessores.

Como parte do contrato, a Airbus Helicopters fornecerá uma frota de H135 e H145 para voar 28.000 horas por ano, meta necessária para cumprir a exigência de formação. Os dois modelos já são os favoritos para a formação de pilotos de helicóptero militar nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, entre muitas outras nações parceiras, que incorporam a mais recente tecnologia, permitindo as equipes realizar o mais amplo envelope de treinamento, englobando desde o voo básico até o offshore e as operações noturnas.

Além disso, por meio do contrato com o UKMFTS, o Reino Unido será o primeiro país a receber a mais recente atualização do H135 com o sistema aviônico Helionix, que aumenta o desempenho e melhora a segurança das operações.

O Ministro de Aquisições de Defesa, Philip Dunne, disse: “Este é o elemento final para remodelar o Sistema de Treinamento Aéreo Militar do Reino Unido tornando-o uma estrutura de qualidade superior para desenvolver uma tripulação devidamente qualificada, garantindo o futuro das operações aéreas da nossa Marinha Real, do Exército Britânico e da Força Aérea Real. Essa formação beneficiará as nossas Forças Armadas e preparará os pilotos para a próxima fase das suas carreiras capacitando-os com as habilidades que eles precisarão para as operações ao redor do mundo”.

Paul Livingston, diretor da Ascent, disse: “Sem nenhuma dúvida escolhemos a opção da Airbus Helicopters por ser a mais competitiva e completa para o setor de asas rotativas da UKMFTS. Tenho grandes expectativas, pois a minha prioridade com esta escolha era garantir o fornecimento da melhor solução de treinamento disponível para as futuras tripulações militares do Reino Unido e para os nossos instrutores”.

Imagem 3 (H145) AirbusHelicopters-Ascent
O contrato com a Ascent inclui fornecimento de helicópteros H135 e H145 (Imagem: Airbus Helicopters)

Guillaume Faury, CEO da Airbus Helicopters disse: “Ficamos honrados com a decisão da Ascent de confiar o fornecimento de aeronaves e o suporte completo de serviços à Airbus Helicopters. Acreditamos que essa confiança esteja baseada em nossa relação estratégica crescente com o Reino Unido e o governo britânico, a quem expresso o meu agradecimento pessoal, e que reforça a posição da família de helicópteros H135 e H145 como as melhores plataformas para treinamento de voo militar em todo o mundo”.

Colin James, Diretor da Airbus Helicopters no Reino Unido, disse: “Como foi demonstrado em todo o mundo, o nosso foco no sucesso do cliente, juntamente com o excelente desempenho dos helicópteros H135 e H145, irá garantir ao Ministério da Defesa os melhores ativos de treinamento. A Airbus Helicopters é líder de mercado na Grã-Bretanha e, com a nossa experiência no desenvolvimento e suporte de emergência para a polícia e as frotas de helicópteros militares do Reino Unido, nossa força de trabalho altamente qualificada prestará serviços incomparáveis para o UKMFTS”.

Ivan Plavetz