Airbus Helicopters entrega o último H215M para o Exército do Chile

0
1547

No final de dezembro ocorreu a entrega do décimo e último helicóptero bimotor Airbus Military H215M Cougar para o Exército do Chile.

O programa foi iniciado em 2008 com a encomenda de oito unidades do modelo, sendo que dois adicionais foram pedidos entre 2013 e 2014. Esse helicópteros estão operando no Batalhão de Helicópteros nº 1 Germania da Brigada de Aviação do Exército do Chile (BAVE), sediada em em Rancágua, na região central do país andino.

A cerimônia aconteceu na sede da Airbus Helicopters em Santiago, e contou com a presença do comandante do Exército do Chile, general Humberto Oviedo Arriagada, do comandante da BAVE, general Gustavo Núñez Kocher, do gerente-geral da divisão chilena da Airbus Helicopters, Alexandre Ceccacci, entre outras autoridades civis e militares.

A frota chilena de H215M completou mais de 10 mil horas de voo e cumpriu uma variado leque de missões, incluindo transporte de provisões para regiões remotas, evacuações aeromédicas, combate a incêndios e suporte em casos de desastres.

A BAVE, em especial, desempenhou um papel de socorro crucial durante as inundações que atingiram a região do Atacama em 2015, realizando 56 missões de apoio às vítimas das enchentes.

(Imagem: Airbus Helicopters/Anthony Pecchi)

Além dos dez H215M, o braço aéreo do Exército do Chile opera uma quantidade de outros modelos da Airbus Helicopters, como por exemplo os monomotores AS350 B3 Ecureuil, os bimotores AS355NP Ecureuil e os SA330L Puma.

 

Ivan Plavetz