Airbus Helicopters entrega o 400º UH-72A Lakota para o Exército dos EUA

0
1317
O UH-72A de nº 400 (Imagem: Jerome Deulin).

A Airbus Helicopters entregou o helicóptero Lakota UH-72A de número 400 para a Aviação do Exército dos Estados Unidos da América (US Army), cumprindo requisitos de contrato e entregando todas as aeronaves no prazo, dentro do orçamento e atendendo aos rigorosos padrões de qualidade daquela força.

“Desde o momento em que o Exército concedeu à Airbus Helicopters o contrato para produzir o UH-72A, nossa equipe se esforçou diariamente para cumprir nossas promessas feitas ao Exército, aos soldados que operam essas aeronaves, ao governo dos EUA e aos contribuintes” disse Chris Emerson, presidente da Airbus Helicopters Inc. “Produzimos uma aeronave soberba que atende aos requisitos do Exército e aos padrões de qualidade, e também cumprimos a nossa promessa de oferecer um suporte excepcional para manter os Lakotas do US Army voando e prontos para realizarem missões vitais”.

O UH-72A é um versátil bi-turbina equipado com um moderno glass cockpit digital, controles de voo e sistemas de navegação avançados. As unidades do National Guard e do US Army operam o Lakota em uma variedade de missões, incluindo treinamento de vôo, vigilância e reconhecimento, evacuações aeromédicas, segurança nas fronteiras, transporte VIP e resposta a desastres.

O Lakota UH-72A nas cores do US Army, exposto no Paris Air Show 2015. (Imagem: Roberto Caiafa)

O UH-72A é fabricado nas instalações da Airbus Helicopters Inc. em Columbus, por uma força de trabalho que é mais de 40 por cento dos veteranos militares dos EUA.

Selecionado pelo Exército dos EUA em 2006, após uma avaliação rigorosa, o UH-72A é o helicóptero biturbina de baixo custo escolhido para compor a “Iniciativa de Reestruturação de Aviação“, dentro do programa de treinamento implementado em Fort Rucker. A Escola de Pilotos de Teste Naval dos EUA também opera o Lakota em uma função de treinamento.

Desde a introdução do modelo, a National Guard e o US Army voaram mais de 460 mil horas, com a Airbus Helicopters fornecendo apoio de material e suporte de logística por cinco anos, um contrato avaliado em quase US $ 1 bilhão para fornecer o apoio nas bases do Exército e da Guarda Nacional em 43 estados (incluindo Fort Rucker), e nas bases no exterior em Kwajalein, Guam, Porto Rico e Alemanha.