AEL Sistemas fornecerá displays para o Gripen NG

0
3018
WAD_Wide_Area_Display_AEL_Sistemas_Photo
A instrumentação digital do cockpit dos Gripen NG da FAB terá características de 5ª geração. (Imagem: AEL Sistemas)

A SAAB selecionou a brasileira AEL Sistemas, subsidiária da israelense Elbit Systems, para fornecer displays de grande área (WAD) e visores de cabeça erguida (HUD) para os aviões de combate Gripen NG encomendados para a FAB.

O Brasil tornou-se o primeiro país estrangeiro a encomendar a avançada variante do caça sueco , ainda em outubro do ano passado. A encomenda é de 28 Gripen NG de um assento e oito de dois assentos no âmbito do Programa F-X2. A seleção da fornecedora dos displays para o cockpit do modelo começou a ser definido em janeiro deste ano, segundo informou a SAAB.

O desenvolvimento e a entrega dos sistemas aviônicos do Gripen NG se estenderá por um período de quatro anos e incluirá integração e produção nas instalações da AEL em Porto Alegre (RS), processo sustentado por um acordo de compartilhamento de tecnologias como parte dos contratos firmados.

A SAAB desenvolverá atividades de integração de sistemas nas plataformas Gripen NG em parceria com a Embraer Defesa e Segurança (EDS). As tratativas referentes a este trabalho começarão a ser definidas e firmadas no segundo semestre deste ano. Os acordos de transferência de tecnologias também incluirão desenvolvimento de interfaces homem –máquina para caças de concepção avançadas.

O WAD do Gripen NG será uma tela digital multifuncional tipo touchscreen de 48×20 centímetros com capacidade de reproduzir imagens de alta definição. O HUD da aeronave proverá dados de missão e de voo para o piloto sem a necessidade de busca-los no painel do cockpit.

A suíte de aviônica do Gripen NG será testada nas instalações da SAAB em Linköping, Suécia, para demonstrar e validar os novos equipamentos.

Ivan Plavetz