Acordo de cooperação para concluir projeto do radar SABER M200

0
2222
Imagem 2  Acordo-SABERM200
Assinaram o acordo o general-de-divisão R1 Dílson Corrêa de Sá e Benevides (esquerda), presidente da FAPEB, o general-de-brigada Hildo Vieira Prado Filho (centro), chefe do CTEx, e Astor Vasquez Lopes Júnior, diretor-presidente da BRADAR (Imagem: AsCom CTEx)

Foi celebrado o acordo de cooperação entre o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), Fundação de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Exército Brasileiro (FAPEB) e a empresa BRADAR Indústria S.A (pertencente ao Grupo Embraer), com a finalidade de estabelecer as bases de  cooperação mútua, cujo propósito é executar a quarta e última etapa do projeto do radar SABER M200, incluindo a aplicação dos recursos do Fundo Tecnológico (FUNTEC) a serem disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o formato do acordo, caberá ao CTEx, dentre outras atribuições, especificar os requisitos necessários dos profissionais que serão contratados pela FAPEB e executar diretamente e/ou contratar serviços de engenharia necessários à quarta etapa do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do radar SABER M200. À FAPEB caberá gerir os recursos financeiros oriundos do BNDES, realizando os processos aquisitivos, efetuando os registros contábeis, controlando o patrimônio e procedendo às prestações de contas. A BRADAR ficará encarregada de executar os serviços contratados pelo CTEx.

Imagem 1  Acordo-SABERM200
(Imagem: BRADAR)

O SABER M200 é um radar tridimensional de defesa antiaérea de longo alcance que emprega tecnologias no estado da arte de varredura eletrônica para detecção e acompanhamento de aeronaves. Seu projeto foi  iniciado em 2008 e contou com financiamento das etapas anteriores da Financiadora de Estudos e Projetos  (FINEP).

Ivan Plavetz