A Marinha do Brasil e o Sea Gripen

0
9396

Foto 1 Marinha do Brasil-Sea Gripen.

Um grupo de técnicos da empresa sueca SAAB e integrantes da Força Aérea Brasileira visitaram a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM). O propósito foi apresentar estudo técnico inicial de viabilidade do Sea Gripen, versão naval do Gripen NG. Esses trabalho foi realizado pela empresa com foco na execução do projeto de modificações necessárias para a adaptação desse avião de combate às operações embarcadas.

A comitiva foi recepcionada pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, contra-almirante Carlos Frederico Carneiro Primo. Foram apresentados dados técnicos, colhidos e analisados pela SAAB, e sua conclusão, confirmando a possibilidade de que uma futura versão naval do Gripen NG, que possa operar, com segurança, a bordo do navio aeródromo São Paulo. De acordo com estimativas iniciais, a expectativa de similaridade entre os modelos Gripen NG e o Sea Gripen ficará em torno de 90% a 95%, índice que traria benefícios relativos à manutenção e treinamento.

O diretor de aeronáutica da Marinha ressaltou a importância do Projeto F–X2 para a transferência de tecnologia, fomento da cadeia produtiva e aumento da autonomia do País na área de Defesa. Destacou, ainda, que o desenvolvimento do SEA GRIPEN consolidaria um processo de transferência de tecnologia, confirmando a capacitação da Indústria de Defesa Nacional.

Ivan Plavetz