A futura aeronave operacional UH-15A da Marinha do Brasil

0
1485
EC 725 (Imagem: Airbus Helicopters)
EC 725 (Imagem: Airbus Helicopters)
EC 725 (Imagem: Airbus Helicopters)

A aeronave experimental EC 725 da Airbus Helicopters, matrícula SOC-09, realizou com sucesso em Marignane, na França, a avaliação de desempenho e qualidade de voo da futura aeronave operacional da Marinha (UH-15A), sob o aspecto de comportamentos dinâmicos e envelopes de operação.

Simultaneamente configurada com domo do radar de busca de superfície APS-143V e armada com lançadores e “mock ups” de mísseis antinavio EXOCET AM-39, essa plataforma de ensaios em voo dedicada ao desenvolvimento de todo o Projeto H-XBR forneceu as respostas esperadas no que diz respeito às alterações na aerodinâmica e centro de gravidade da aeronave.

Os importantes resultados alcançados em diferentes perfis e manobras foram satisfatórios e corroboraram os prognósticos dos ensaios de vibração em solo, além das extensas simulações computacionais associadas realizadas pela engenharia da Aisbus Helicopters em parceria com o consórcio MBDA Missile Systems, fabricante do míssil.

O experimental SOC-09 , helicóptero EC725 naval configurado para desenvolver e testar os conceitos do futuro AH-15A da Marinha do Brasil. (Imagem: Airbus Helicopters)
O helicóptero EC725 naval configurado para desenvolver e testar os conceitos do futuro AH-15A da Marinha do Brasil. (Imagem: Airbus Helicopters)

Em face dos expressivos resultados obtidos, a Airbus Helicopters e a Helibras prosseguirão na decisiva campanha de certificação da configuração, a ser realizada no Brasil em 2015 pela subsidiária brasileira, utilizando como plataforma protótipo a aeronave BRA#05, que dará origem ao primeiro UH-15A a ser entregue para a Marinha do Brasil.

Trata-se de um grande avanço tecnológico e operacional que levará a Aviação Naval para o estado da arte em conformidade com os anseios da Administração Naval que planejou dotar a Marinha brasileira de uma plataforma aérea desse tipo, fundamental ao apoio à Esquadra.

Ivan Plavetz