9ª Brigada de Infantaria Motorizada  entregará Urutus ao BOPE na próxima quarta-feira.

0
1582
Os ENGESA EE-11 Urutu empregados no Haiti receberam uma série de modificações ditadas pela experiência operacional acumulada durante 13 anos de missões.

Durante sua passagem pela Serra da Piedade (Grande Belo Horizonte, MG) participando de uma cerimônia cívico religiosa, o general-de-Brigada Ramon Marçal da Silva, comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada falou com a reportagem de T&D sobre os blindados EE-11 Urutu a serem entregues ao Batalhão de Missões Policiais Especiais (BOPE).

Segundo o general Marçal “Os blindados que vamos entregar ao BOPE na próxima quarta-feira (27/03), do tipo EE-11 Urutu, são iguais aos empregados anteriormente no Haiti com a Missão de Paz para o Haiti (MINUSTAH). Importante esclarecer que a entrega desse material ao BOPE foi decidida no contexto das Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que já vinham acontecendo na cidade do Rio de Janeiro desde 2016. Para o BOPE receber esses veículos, foi necessário treinar os motoristas, e principalmente, qualificar mecânicos e capacitar instalações de manutenção para efetuarem a manutenção básica diária necessária a esses carros. Sem essa preparação adequada e formação profissional bem planejada, esse material fica indisponível rapidamente”.

Viaturas Marruá, blindados Cascavel e Urutu. (Imagem: Roberto Caiafa)

Quando perguntado sobre a quantidade de exemplares e armamento, o general Marçal explicou “A princípio o total de veículos poderá chegar a seis (três Urutu e três Caveirões), em uma primeira entrega. Ao mesmo tempo, estamos fazendo um levantamento dos recursos necessários para colocar de volta em serviço outros blindados policiais que hoje encontram-se indisponíveis por problemas de manutenção e danos sofridos em operação. O maior gargalo desse tipo de doação (veículos blindados de especificação militar) é a capacidade de quem a recebe em manter esse material operacional ao longo do tempo em serviço. Com um eficiente apoio da Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, esperamos poder apoiar o BOPE até que eles possuam uma certa capacidade instalada. Quanto as armas do Urutu, não se espera que um veículo em missão policial dispare uma metralhadora pesada .50 dentro de uma comunidade, portanto a principal missão desses carros será transportar com segurança frações de tropas de elite em operações de enfrentamento, levando-os o mais próximo possível do ponto em confronto. Com as adaptações e blindagem desses carros, será muito mais seguro para os policiais e para a população qualquer ação na qual o BOPE venha a tomar parte”.

Para a formação dos quadros de especialistas mecânicos homologados no EE-11 Urutu, e seus motoristas, o Exército Brasileiro colocou a disposição do BOPE a estrutura da Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, especialmente o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizada (Escola), ou 15º R C Mec , localizado na Vila Militar em Deodoro (RJ).

A cerimônia acontecerá às 10:00h, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

A indústria nacional fabricou os três Urutus na década de 1980. Após serem repotencializados, foram empregados pelas Forças Armadas no Haiti. Recentemente adaptados, estão prontos para uso em operações especiais das forças de segurança do Estado do Rio.

A Secretaria de Segurança repassará os veículos para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Além dos Urutus, serão entregues três veículos blindados da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), que foram recuperados nas oficinas de manutenção do Exército.

Serviço

Entrega de veículos blindados à Secretaria de Segurança Pública do Rio.

– Data: 28 de março de 2018 (quarta-feira).

– Horário: 10:00 horas.

– Local: Palácio Duque de Caxias, Praça Duque de Caxias, 25, Centro, Rio de Janeiro.