67th IAC: Países defendem criação de agência espacial latino-americana

0
1153

Durante o 67º Congresso Internacional de Astronáutica (67th IAC) realizado entre os dias 26 e 30 de setembro, na cidade de Guadalajara, México, o diretor da Agência Espacial do México (AEM), Francisco Javier Mendieta, assegurou que vários países sul-americanos estudam a criação de uma agência espacial latino-americana.

O projeto é liderado pela Costa Rica e é visto com bons olhos pelos demais países. O objetivo é permitir o intercâmbio de dados de telecomunicações e reduzir a lacuna digital na região.

Embora o projeto se encontre na etapa inicial, é certo que vários países da América do Sul possuem diferentes recursos interessantes para poder desenvolvê-lo, como satélites, plataformas de lançamentos (Argentina e Brasil) ou redes de informação geográfica (México).

Uma futura Agência Espacial da América Latina poderá permitir aos países maior troca de informação sobre desastres naturais e mudanças climáticas, bem como reforçar as ações em termos da lacuna digital ou da cooperação em segurança.

A nova organização permitiria aos países membros desenvolver projetos em comum em menor tempo, reduzir riscos, minimizar custos e multiplicar inversões.

 

Ivan Plavetz
Fonte: Infoespacial