5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado recebe Equipagem IRB.

0
2020
A Improved Ribbon Bridge System pode ser operada como uma balsa de vários compartimentos (quando separada), ou pode converter-se em uma ponte flutuante com ampla capacidade de cruzamento a seco para cargas de até MLC80 Tracked / 96 Wheeled (oitenta toneladas parado e noventa e seis toneladas em movimento).

A General Dynamics European Land Systems cumpriu um contrato com a Comissão do Exército Brasileiro para a produção e entrega da Equipagem Improved Ribbon Bridge System (IRB).

Além da IRB, a empresa entregou caminhões próprios para transportar os seus componentes, paletes para adaptador de ponte, um barco de manobra/montagem de ponte, bem como um serviço de Suporte Logístico Integrado (ILS).

A entrega foi completada em novembro de 2019, sendo o Quinto Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, ou 5º BE Cmb Bld (Porto União-SC), a unidade contemplada.

Fotos: 2° Sgt QE Edson Mauro Portes

O Exército Brasileiro já emprega o moderno Floating Support Bridge (FSB) produzido pela empresa.

Os sistemas FSB e IRB são interoperáveis ​​e oferecem recursos de mobilidade essenciais para forças armadas em todo o mundo.

A Improved Ribbon Bridge System pode ser operada como uma balsa de vários compartimentos (quando separada), ou pode converter-se em uma ponte flutuante com ampla capacidade de cruzamento a seco para cargas de até MLC80 Tracked / 96 Wheeled (oitenta toneladas parado e noventa e seis toneladas em movimento).

O sistema está em serviço em todo o mundo apoiando as operações de combate ou manutenção da paz, bem como missões humanitárias e ambientais.

O IRB é totalmente interoperável com os sistemas legados de pontes flutuantes da General Dynamics European Land Systems, incluindo a Ponte de Suporte Flutuante, a Ribbon Bridge Padrão (SRB), a Ponte Anfíbia M3 e o Sistema de Balsas.

Cronologia da entrega e capacitação de pessoal

22 de outubro – Em Curitiba (Paraná), foram centralizados, no Quartel do 5° Batalhão Logístico, os meios para a atividade de recebimento da nova equipagem IRB destinada ao 5° BE Cmb Bld.

24 de outubro – No Porto de Paranaguá, militares do EB realizaram os reconhecimentos e preparativos para o recebimento da nova Portada IRB System destinada ao Batalhão Juarez Távora. Na ocasião, foi reconhecida a área de desembarque dos contêineres bem como a estrutura a ser utilizada pelas viaturas durante a missão.

25 de outubro – Teve início, no Porto de Paranaguá, o descarregamento e conferência do material pertencente à Portada IRB System.

26 de outubro – O 5º BE Cmb Bld recebe o primeiro contêiner com peças da Portada IRB System, em uma operação logística que envolveu diversas Organizações Militares com pessoal capacitado, desde o descarregamento no Porto de Paranaguá até a conferência do material em Porto União.

28 de outubro – Militares do 5º BE Cmb Bld e equipe de apoio logístico, no Porto de Paranaguá, recebem a segunda leva de material da Portada IRB System, realizando a conferência e preparação para o transporte em viaturas especializadas.

29 de outubro – Comboio Militar transportando peças e equipamentos da nova Portada IRB System destinada ao 5º BE Cmb Bld parte do Porto de Paranaguá. A segunda leva de material, constando de Viaturas, Módulos Centrais e de Rampa da Portada IRB System, chega a cidade de Porto União no mesmo dia.

30 de outubro – A equipe de Logística do 5º BE Cmb Bld realiza o carregamento e transporte até o Batalhão Juarez Távora, da Embarcação de Manobra da Portada IRB System e diversos subconjuntos de acessórios.

31 de outubro – O 5º BE Cmb Bld recebe as novas Viaturas Operacionais TATRA 8×8 que fazem parte da Portada IRB System. Uma comitiva da Diretoria de Material de Engenharia (DME) sediada em Brasilia (DF), que acompanhou todo o processo a partir do dia 29, retorna a capital federal.

3 de novembro – O Cabo Recalcatti é o primeiro militar brasileiro a conduzir as Viaturas TATRA 8×8 importadas da República Tcheca, em território nacional, durante os trabalhos entre Paranaguá e Porto União. Nos período de 1º a 3 de novembro, o 5º BE Cmb Bld recebeu os 5 módulos (3 Centrais e 2 de rampa) que compõem a Portada IRB System.

4 de novembro – Tem  início, no quartel do 5° BE Cmb Bld, a entrega técnica e o estágio teórico e prático de operação e manutenção das Viaturas TATRA para militares do 5° BE Cmb Bld, 3° BE Cmb, 6° BE Cmb e do 12° BE Cmb Bld.

8 de novembro – O 5° BE Cmb Bld realiza as instruções técnicas de lançamento da Portada IRB System, no lago de pontagem da Unidade.

14 de novembro – No período de 11 a 14 de novembro foram ministradas pela Equipe Técnica da Empresa General Dynamics, instruções teóricas e práticas de operação e manutenção dos equipamentos da Portada IRB System para militares do 5° BE Cmb Bld.

15 de novembro – Em União da Vitória (Paraná), o 5° BE Cmb Bld realizou no Rio Iguaçu, o treinamento de operação dos Equipamentos e da Portada IRB System. Foram treinados o lançamento no Rio Iguaçu de três módulos flutuantes, mais o lançamento da Embarcação de Manobra. A seguir, ocorreu a montagem e a navegação do conjunto pelo rio.

15 de novembro – O 5º BE Cmb Bld realizou uma cerimônia de encerramento e certificação dos militares que realizaram o “Treinamento de Direção e Manutenção do Veículo TATRA T815-2”, que equipa a Portada IRB System.

16 a 19 de novembro – O 5° BE Cmb Bld realiza a instrução de Navegação da Portada Improved Ribbon Bridge System no Rio Iguaçu, transportando a VBE Eng Leopard A1 BR, que faz parte da sua dotação operacional.