3º BAvEx apresentou o balanço da atuação nos Jogos Olímpicos

Durante o período de 25 de julho a 16 de agosto, o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), juntamente com o Centro de Controle Tático Integrado (CCTI) e a Força de Contingência Planalto (FORPLAN), permaneceu de prontidão para atuar contra o terrorismo e proteção de estruturas estratégicas que poderiam impactar os Jogos Olímpicos Rio 2016, proporcionando aeromobilidade e multiplicando capacidades das forças empregadas.

O deslocamento iniciou-se no dia 20 de julho, quando um helicóptero Fennec (HA-1) e um Pantera (HM-1) decolaram de Campo Grande (MS) para Brasília (DF), realizando pouso final no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), onde posteriormente um Cougar (HM-3) do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) juntou-se à força de helicópteros.

Em 22 de julho, o comboio terrestre partiu do 3º BAvEx conduzindo o restante dos militares e o material de apoio empregado, totalizando o efetivo de 50 militares, dentre equipes de manutenção, oficiais de ligação, apoio de rancho, equipes TASA, tripulações e equipe SAR. Uma formatura, realizada nesse mesmo dia com todas as forças envolvidas, marcou o início das operações.

No período entre 01 e 16 de agosto, o 3º BAvEx apoiou os dez jogos de futebol que ocorreram na sede Brasília. Durante esses eventos, as aeronaves deslocavam-se do 32º GAC para o campo do Comando Militar do Planalto, reunindo tripulações, equipes SAR e militares do CCTI, todos em alerta cerca de duas horas antes de cada jogo e até duas horas após.

O 3º BAvEx permaneceu de prontidão no período dos jogos de futebol em Brasília. (Imagem: 3º BAvEx)
O 3º BAvEx permaneceu de prontidão no período dos jogos de futebol em Brasília. (Imagem: 3º BAvEx)

Na cidade de Belo Horizonte, o contingente permaneceu entre os dias 23 de julho e 22 de agosto. Foram utilizadas duas aeronaves do 3º BAvEx (um Fennec equipado com o Sistema Olho da Águia e um Pantera), juntamente com um Cougar do 4º BAvEx. Também se deslocou da cidade de Campo Grande um ônibus transportando os militares que realizaram  apoio em terra e pertencentes às equipes de manutenção, TASA e SAR, dentre outros, totalizando um efetivo de 42 militares.

Em Belo Horizonte foram utilizadas as instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) como base de operações, o que permitiu acesso aos recursos aéreos do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) e toda a sua estrutura.

Já o comando geral da operação na Guarnição de Belo Horizonte ficou a cargo do Comando de Defesa de Área de Belo Horizonte (CDA–BH), centralizado na 4ª Região Militar.

Durante o transcurso dos jogos de futebol, as tripulações do 3º BAvEx permaneceram na condição de prontidão, atendendo a diversas necessidades e solicitações do CDA–BH, dentre as quais voos de reconhecimento e monitoramento utilizando-se o HA-1/SOA.

Entre as tarefas da unidade figuraram reconhecimento, monitoramento e transporte. (Imagem: 3º BAvEx)
Entre as tarefas da unidade figuraram reconhecimento, monitoramento e transporte. (Imagem: 3º BAvEx)

Ao término da operação, foram voadas mais de 300 horas em proveito da segurança dos Jogos Olímpicos entre adestramentos e operação propriamente dita, sem nenhum acidente ou incidente aeronáutico, evidenciando o alto nível de segurança e operacionalidade do Batalhão Pantera.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS in Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL