30 anos da Cruz do Calvário e os soldados de MONTANHA!

0
2781
O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, num cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar.

No dia 24 de março de 1988, militares do 12º Batalhão de Infantaria (12BI) enfrentaram um desafio, transportar e instalar em frente a Ermida do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade uma enorme cruz de aço pesando mais de uma tonelada.

Uniformes históricos: manto que imortalizou o tenente Rui de Brito Melo, herói do 12ºBI.
O comandante do 12ºBI, coronel Rui Martins Mota: três décadas de fé reunidas em uma celebração.
Descerramento da placa comemorativa.
O comandante do 12ºBI, coronel Rui Martins Mota discursa durante a cerimônia.

O terreno montanhoso, altitude e ar rarefeito e uma subida de seis quilômetros não foram impedimento para os militares do Exército, homens determinados a colocar aquela cruz no lugar.

Liderando esses homens nesse dia estava o então tenente de infantaria Marçal, hoje general-de-Brigada Ramon Marçal da Silva, comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O então tenente Marçal, hoje general Marçal: líder ontem, hoje e sempre.

A cerimônia religiosa foi liderada pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que presidiu uma Santa Missa na Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade (Basílica das Romarias).

Após a cerimônia, um grupo de soldados do Exército, usando uniformes históricos do 12BI, realizou um cortejo, ao som da banda do 12ºBI, com a Imagem de Nossa Senhora da Piedade sendo transportada com destino à Ermida.

Cerimônia Cívico-Militar

As atividades do encontro tiveram início com um Momento Cívico, Hasteamento das Bandeiras e o Pavilhão do Caminho das Dores.

A seguir, ocorreu uma caminhada para a Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade (Basílica das Romarias), onde ocorreu a celebração eucarística presidida por Dom Walmor.

Logo depois, o cortejo com a Banda de Música da 4ª Região Militar musicou a condução da Imagem da Mãe da Piedade até a Ermida, local onde aconteceu uma cerimônia religiosa e militar em comemoração aos 30 Anos de instalação da Cruz do Calvário e descerramento da placa comemorativa, na Praça Cardeal Mota.

Em paralelo as atividades no Santuário, no centro da cidade de Caeté aconteceu uma Ação Cívico Social (ACISO) montado pelo 12ºBI para entreter crianças e adultos.

Em parceria com instituições públicas do município, foram montadas diversas oficinas como técnicas de montanhismo, desenho e pintura, adoção responsável de animais domésticos saudáveis, pula pula, escorregador, balanço, médicos e saúde popular, etc.

Entre as atrações, ocorreu a exposição de material e cães da 4ª Companhia de Polícia do Exército; exposição dr material e armamento do Departamento de Polícia Federal; registro e identificação de equipe da Secretaria de Segurança Pública de MG (emissão de documentos); palestras e atendimento de terapeutas, advogados, psicólogos, além da equipe de saúde do Exército; recebimento de doações como gêneros alimentícios para o Lar dos Idosos Padre João de Oliveira Lima.

Tudo animado pela presença do mascote do 12ºBI, o Recrutinha, sempre muito querido pela criançada.

História

A Cruz do Calvário pesa aproximadamente uma tonelada e foi instalada no ano de 1988, sendo levada até o topo da Serra da Piedade pelo Exército.

Na Cruz estão as imagens de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria Santíssima e São João, moldadas em ferro nodular. (LMI).

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, num cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar.

Além de ser um local convidativo à reflexão, à oração e ao encontro com Deus, o Santuário é uma atrativa opção para quem procura um momento de relaxamento e contato com a natureza.

Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito.

Do topo da Serra da Piedade descortina-se uma deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também cinco cidades: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.