24° reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID)

Brasília, 10/05/2018 – A 24° reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID) aconteceu nesta quinta-feira (19), no Ministério da Defesa.

Na ocasião, representantes dos ministérios da Defesa (MD), de Relações Exteriores (MRE), da Fazenda (MF), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e representantes das Forças Armadas debateram questões relacionadas à Indústria de Defesa.

O evento foi coordenado pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho.

A CMID é o fórum do mais alto nível da condução da política da Base Industrial da Defesa (BID) e busca promover a integração entre MD, órgãos e entidades públicas e privadas relacionados à BID. Na ocasião, foram classificados 10 novos produtos como Produto Estratégico de Defesa (PED) e 1 como Produto de Defesa (PRODE).

esta imagem não possui descrição

O Secretário Executivo da CMID, brigadeiro Paulo Roberto de Barros Chã, apresentou a nova métrica para a classificação da PED, que vai acompanhar os ciclos de vida dos produtos, além de servir de dados para o Sistema De Cadastro De Produtos e Empresas de Defesa (SisCaPED) gerencial. “A intenção de fazer essas métricas é categorizar os produtos estratégicos de defesa, uniformizar esta categorização”, pontuou o brigadeiro.

Os representantes abordaram as classificações de PRODE e PED e credenciamentos de Empresas de Defesa (ED) e Empresas Estratégicas de Defesa (EED), bem como propostas de desclassificação da PED e Descredenciamentos de EED.

esta imagem não possui descrição

Durante o evento, o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Flávio Augusto Corrêa Basilio, enfatizou a importância do cadastramento de EDs, que visa a operacionalização do RETID e desoneração das aquisições pelas Forças Armadas.

Além disso, foi apresentada a situação atual das políticas de Indústria como a Política Nacional da Indústria de Defesa (PNID), Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial de Defesa (PComTIC), Política Nacional de Exportação e Importação de Produtos de Defesa (PNEI-PRODE) e do Regime Especial Tributário   para   a   Indústria de Defesa (RETID).

Atualmente, 84 empresas são credenciadas como Empresa Estratégica de Defesa (EED),  18 como Empresa de Defesa (ED).

Em relação aos produtos, 409 são classificados como Produto Estratégico de Defesa (PED) e 62 como Produto de Defesa (PRODE).

Por Mariana Areias
Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foi marcado pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Em comemoração a semana do Exército, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está organizando uma série de eventos na Capital Paulista,...

Comentários

DISPONÍVEL