Passagem do Comando de Operações Navais

Na manhã do dia 10 de janeiro, foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante de Operações Navais, a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”.
Após dois anos a frente do cargo, o Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos passou o Comando para o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster.
A solenidade, que foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, contou com a presença de autoridades civis e militares.
Em seu discurso inicial, o Almirante Küster declarou: “(…) dirijo-me, pela primeira vez, aos meus subordinados, civis e militares, posicionados em todo o território nacional e eventualmente em outros oceanos, para transmitir-lhes uma mensagem de otimismo e exortá-los ao trabalho em equipe, com alegria, comprometimento, entusiasmo e determinação, colocando o amor à Marinha acima dos interesses pessoais (…)”.
O Comando de Operações Navais é responsável por aprestar e empregar as Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais subordinadas, a fim de contribuir para a defesa da Pátria; a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem; o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em lei; e o apoio à política externa.
Despedida
Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos .

A data também foi marcada pela despedida do Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos do serviço ativo da Marinha.

Após 45 anos dedicados à Força, o Almirante Fernandes ocupará o cargo de Representante Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (RPB-IMO).

O Almirante Fernandes ingressou na Marinha em 1973 e, após ter concluído o curso da Escola Naval, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1976.
Foi promovido ao posto de Contra-Almirante em 31 de março de 2007, e ocupou, desde então, os seguintes cargos: Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Diretor de Obras Civis da Marinha; Comandante do 5º Distrito Naval; Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa; Comandante em Chefe da Esquadra; Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha; e Comandante de Operações Navais.
O almirante Fernandes e o jornalista Roberto Caiafa no hangar de helicópteros do NDM G-40 Bahia, durante a Aspirantex 2017.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa brasileira SIATT – Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico informou, através de um release, o sucesso do sexto...

Na manhã da última quinta-feira, dia 14 de março, ocorreu a cerimônia de conclusão dos testes de validação do Simulador...

 Entre nos dias 26 e 27 de junho, em Brasília (DF), ocorrerá a Ocean Shield Summit, o principal evento de...

Aurelio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*) Nos Estados Unidos da América, a BAE Systems Land & Armaments, da Pensilvânia, recebeu um contrato...

Comentários

Disponível

DISPONÍVEL